quarta-feira, janeiro 12, 2005

Finanças Públicas II

Após diversos comentários, uns escritos outros proferidos, sobre Cicero deixo aqui algo de mais concreto, e mais actual e cientificamente correcto:

- Redução do peso da Função Pública no PIB
Que a função pública é despesista e ineficiente toda a gente sabe. Que ela consome desnecessariamente recursos do Estado também todos sabem.
Ganham em média mais do que no privado sendo actualizados quase que anualmente, não respondendo perante as mesmas regras de emprego que o privado. Temos que admitir que do ponto de vista de sistema de incentivos ao trabalho, o sistema actual não incentiva muito ao mesmo.
Passo a dar o meu contributo, modesto, à matéria:
- Congelamento de entradas de novos funcionários;
- Fim à progressão automática de carreira;
- Aplicação do sistema de incentivos do sector privado, sintetizado na frase "Não trabalha despede-se";
- Diminuição real dos salários médios;
- Despedimento de uma percentagem dos funcionários públicos, nomeadamente os mais novos, pois seriam mais aptos à reinserção no mercado de trabalho, indo no medio prazo depender menos dos sistemas de Solidariedade e Segurança Social.

PS: Para todos os que aqui e no ISEG me irão "bater" por este post, por favor dispensem o argumento classico do neo-liberalismo.

1 comentário:

Rui disse...

Cuidado com as hipérboles!

A função pública é ineficiente por natureza. O seu objectivo principal é a equidade.

O problema dos salários da função pública é que os bem qualificados ganham muito pouco face ao que podiam ganhar no privado, e os pouco qualificados ganham muito mais do que ganhariam fazendo o mesmo tipo de funções numa empresa. Penso que o que é necessário é apenasintroduzir a verdade nos salários, o que não leva necessariamente a uma diminuição da média destes.

Quantos aos incentivos, para mim é bastante simples, acabe-se com o sistema burucrático na administração pública! É um sistema organizacional do século passado!! Pretende-se uma evolução, não significando esta uma mudança das regras a meio do jogo.