domingo, fevereiro 20, 2005

Eleições

A confirmarem-se os resultados(escrevo quando estão apuradas cerca de um quinto das freguesias do País) fez-se história eleitoral em Portugal.
Por um lado temos uma derrota histórica do PSD(que pode ficar abaixo do seu resultado das Contituintes, Mota Pinto ou Fernando Nogueira), que exige uma clara reflexão interna. Todos podemos prever como irá o PSD reagir, pedindo um congresso extraordinário, cruxificando Santana Lopes e Durão Barroso.
Santana está politicamente morto, jogou o "tudo ou nada" e perdeu. Só tem uma saida, demitir-se e ir a congresso (tentar) defender-se. Os barões irão lavar a roupa suja acumulada durante 3 anos. Surge a questão se disso emergirá uma solução.
Por outro lado temos, pela primeira vez na nossa história, a passagem dum partido da oposição directamente para uma maioria absoluta. Muitos dirão que o mérito é do eng. Socrates e do Partido Socialista, mas a verdade é que o povo português acaba de passar um cheque em branco a um conjunto de governantes que já mostraram o que sabem(ou nao sabem) fazer. O eng. Socrates nada teve de fazer, o PSD fez por ele. O PS tem uma maioria absoluta não por ter as melhores ideias, pois ninguém viu um verdadeiro debate de ideias, mas pela forma como o PSD governou o País. Assistimos a um secretário-geral do PS que numa pose arrogante nada disse, sabendo que nada tinha de dizer para ganhar.
Veremos se o eng. Socrates consegue assumir a enorme responsabilidade que tem em mãos. Ele tem neste momento o poder para fazer as reformas que o País real necessita, a questão é se o PS as quererá fazer. Não me parece.
Sampaio sai deste quadro como o homem que enquanto Presidente retirou uma maioria a um partido para entregar essa maioria ao seu próprio partido.
Vamos ver que governo reunirá o eng. Socrates. Vamos esperar para ver...

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha por um lado ainda bem que foi maioria absoluta...agora é que o jogo vai começar, agora é que o povo português vai ver a quem é que confiou o país.Concordo plenamente contigo...acho que o Sócrates não fez nada pa ganhar, que política apresentou ele??limitou-se a ir encontro o Santana e pouco mais...
Debate político em directo na tv...adiantou alguma coisa?o eng. Sócrates mal se sabe defender...o tempo do Guterres foi como foi, o povo queixou-se mas diz-me la agora, para quê tanta queixa se voltaram à mesma?acho piada é muita gente refilar mas não sabe o que se passou no passado....é o que eu digo o povo portugues não evolui, gosta de viver d lembranças, tem a memória curta....e há que dizer que o nosso digníssimo Presidente da República conseguiu o que queria...nomeou o Santana so para dar oportunidade aos seus companheiros de PS de se juntarem e sairem vitoriosos das eleiçoes...para ele os meus sinceros parabéns pela jogada mestra...mas agora é esperar para ver onde isto vai parar...pa finalizar só tenho uma frase: "And the game as just begun"